Arquitetura_

Daniel Libeskind assina novo Centro de Arte na Lituânia

22.01.2016_ Foram divulgadas recentemente as primeiras imagens do novo Centro de Arte Moderna da Lituânia, que tem projeto assinado pelo arquiteto polonês Daniel Libeskind.

art-center-libeskind-teto-4art-center-libeskind-teto-2

Localizado na cidade histórica de Vilnius, o novo museu de 3100 metros quadrados fica em uma área urbana, mas a poucos metros da parte medieval. E o Centro de Arte foi projetado para ser uma porta de entrada cultural que conecta o passado e o presente.

O conceito implementado por Daniel Libeskind é inspirado nos portões históricos da cidade e faz referência a arquitetura local, tanto na forma, quanto nos materiais. A fachada externa é revestida com um concreto branco luminoso e a parte interna foi envidraçada, graças a extração do volume geométrico no núcleo da estrutura, o que vai inundar de luz as galerias internas.

O museu se dedica as obras de artistas lituanos criadas a partir de 1960. A coleção pertence a Viktoras Butkus e Danguole Butkiene, co-fundadores da organização Modern Art Center, que tem mas de 4 mil obras de arte.

art-center-libeskind-teto-3

“Queríamos criar um museu para o povo da Lituânia, e também dar esta coleção uma casa e um público internacional. Esta coleção é sobre o legado cultural do país “, disse o fundador Viktoras Butkus. “O trabalho de Libeskind é expressivo, inovador, e, mais importante, tem o poder de contar a história do passado durante a conexão com o futuro da cidade”, acrescentou Butkus.

O museu incluirá um café, uma livraria, áreas educacionais, um auditório, além de áreas de depósito e espaços administrativos. A construção terá início em 2017 e a conclusão está prevista para 2019.

 

Fotos_ Divulgação

art-center-libeskind-teto-1

 

Arquitetura_, , , , .

teto_354x354

assine a newsletter
da teto >

As + Lidas