Design_

Exposição no Rio de Janeiro celebra o design e a madeira

04.02.2016_ Em cartaz no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro até o dia 13 de março, a exposição O Design e a Madeira, reúne as criações de grandes designers modernos e contemporâneos. A mostra presta homenagem a essa matéria-prima que contribuiu para consolidar a brasilidade do nosso design.

expo-mam-rio-teto-7

Em exposição, móveis e acessórios criados por designers do Rio de Janeiro que usam a madeira de forma criativa e inovadora, sempre com consciência de seu compromisso com o uso sustentável.

Por lá, três mestres do design que abriram caminho para os criadores mais jovens são homenageados. São eles Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues e Zanine Caldas. Entre os mais jovens, destaque para o trabalho dos designers Gustavo Bittencourt, Lattoog, Ricardo Graham, Rodrigo Calixto e Zanini de Zanine.

expo-mam-rio-teto-2

expo-mam-rio-teto-4

expo-mam-rio-teto-5

O fascínio pela madeira no Brasil passa pelas tradições indígenas na produção de utensílios, pelo uso europeu no mobiliário, mas, sobretudo, pela farta oferta de todo o tipo de madeira disponível no país.

Durante o período do Modernismo, com a busca por definir um estilo genuinamente brasileiro, os designers produziam móveis em sintonia com o estilo de vida local e, para isso, utilizavam essa mesma matéria-prima.

expo-mam-rio-teto-6 expo-mam-rio-teto-1

O Design e a Madeira
Até 13 de março.
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique 85, Rio de Janeiro, RJ

 

Fotos_ Divulgação

Design_, , , .

teto_354x354

assine a newsletter
da teto >

As + Lidas