Design_

Designer paulista leva o Capim Dourado do Jalapão até Paris

04.04.2016_ Guto Requena foi convidado pela galeria francesa S. Bensimon para abordar em uma exposição o tema da exploração como linha de desenvolvimento de produtos.

Para isso, Guto e sua equipe desembarcaram no Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, região conhecida pela produção de artesanato feito com Capim Dourado.

ENHARVEST-teto2

ENHARVEST-teto3

ENHARVEST-teto5 ENHARVEST-teto4

“Em uma tentativa de descobrir a profundidade da cultura por trás do Capim Dourado, a nossa equipe foi para uma jornada no Jalapão, conhecer não só a beleza do material, mas também sua riqueza e excitante cultura” conta Guto Requena.

Essa pesquisa in loco resultou na coleção móveis Golden Harvest que foi produzida com Capim Dourado, metal e vidro e representa a combinação do artesanato com a tecnologia. O resultado são sete peças: um par de poltronas, luminária, biombo, espelho e mesas de centro e lateral.

ENHARVEST-teto7 ENHARVEST-teto8

 

“A coleção é um convite para viajar às planícies da região do Jalapão e encontrar com os índios Xerente, que se destacam pela tecelagem deste ouro vegetal chamado de Capim Dourado. Estabelecendo um vínculo entre as duas culturas, uma opção de criar distintas e originais formas, permitindo o desenvolvimento econômico, bem como uma abertura recíproca”, diz Guto Requena.

Nesse projeto, Guto é movido pela simplicidade e beleza dos artesãos nativos da região de Mumbuca, e adiciona novas tecnologias ao trabalho produzido por eles. Segundo a tradição local, as mulheres cantam enquanto trabalham e o designer gravou esse som e usou a frequência para definir diferentes padrões. Assim, todo objeto produzido tem com ele uma placa de metal perfurada com o padrão distorcido pelas tradicionais melodias cantadas.

ENHARVEST-teto11

ENHARVEST-teto10 ENHARVEST-teto9

Fotos_ Divulgação

Design_, Video_, , , .

teto_354x354

assine a newsletter
da teto >

As + Lidas