Design_

O arquiteto Guto Requena une emoção e tecnologia no projeto I am

11.03.2016_ Em plena Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, o arquiteto Guto Requena armou a instalação I am, que mistura design e tecnologia.

requena_iam_teto5

Misto de mobiliário urbano e projeto de visualização de dados, a instalação convida o público a descrever um sentimento e observar como as emoções podem conectar uns aos outros no ambiente urbano.

Primeiro a pessoa senta-se em um banco feito por fabricação digital com placas de tetrapak recicladas. Em seguida, tira uma selfie e escolhe entre seis emoções, a que estiver sentindo no momento: amor, alegria, surpresa, raiva, medo ou tristeza.

requena_iam_teto6 requena_iam_teto4 requena_iam_teto3

Cada emoção é representada por uma cor, que filtra a foto no momento em que ela é tirada. O resultado aparece na fachada da Fiesp, edifício ícone da cidade de São Paulo, que foi construído em 1979 pelo arquiteto Rino Levi.

A imagem se dilui em um gráfico que permite comparar quais emoções predominam individualmente e socialmente. Com esse projeto, Guto convida à reflexão sobre as paisagens emocionais que têm o poder de conectar pessoas.

requena_iam_teto1

I am é um desdobramento das investigações do arquiteto sobre memória, tecnologias interativas e emoções. O Estúdio Guto Requena reflete sobre memória, cultura digital e poéticas narrativas em todas as escalas do design. Eles pesquisam as novas relações das tecnologias com o imaginário urbano e como as artes operam hoje em interface com a arquitetura e a cidade.

requena_iam_teto2

Fotos_ Divulgação

Design_, Video_, , , , , .

As + Lidas