Arquitetura Especial_

Lugar de encontros

A casa Marquise, o mais novo projeto do escritório FGMF, privilegia a convivência

Em dezembro passado, o escritório de arquitetura FGMF finalizou o projeto da casa Marquise, localizada no bairro Sumaré, uma região tranquila e arborizada da cidade de São Paulo.

A família estava em busca de um espaço dinâmico que tivesse a convivência como ponto fundamental. A marca arquitetônica do projeto é uma grande marquise com traçado geométrico, onde estão localizados os cômodos da casa.

O desenho da marquise cria um pátio interno com jardim estilo tropical. “A moradia lembra uma casa-pátio mexicana, organizada em torno da área central aberta”, resume o arquiteto Fernando Forte.

O terreno íngreme fez com que os arquitetos optassem por instalar os quartos na parte baixa, o que criou um platô que organiza a área social e de serviço. Isso privilegiou a área de lazer, sem deixar a moradia fragmentada.

Entre as soluções arquitetônicas apresentadas, uma piscina logo no trecho inicial da casa traz em seu contorno os ambientes sociais e de serviço. Abaixo, o projeto compreende os quartos e outro jardim, com quase toda a estrutura construída de forma mais robusta, em oposição a leveza da marquise no andar principal.

A grande marquise, que permite uma integração das áreas comuns com as áreas de lazer, foi apoiada por pilares de aço e solta das paredes, o que resulta em um ambiente aberto com iluminação natural.

O projeto conta com uma área gourmet completa, que dispõe de forno a lenha e churrasqueira, criada para reunir amigos e familiares e oferecer um local de convivência entre os moradores.

O jardim tem irrigação por meio de captação de água da chuva. E a piscina foi posicionada cuidadosamente, de acordo com a orientação solar, para que os moradores pudessem aproveitá-la durante todas as estações do ano.

O escritório de arquitetura FGMF é formado pelos arquitetos Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz. Juntos há 15 anos, os arquitetos tem mais de 320 projetos com estilo contemporâneo e inovador.

Eles colecionam prêmios internacionais como o The International Architecture Award, o Dedalo Minosse, Re-Thinking The Future Awards e Internacional Rogélio Salmona. Por aqui, já levaram os prêmios do Instituto de Arquitetos do Brasil, da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura e o Prêmio de Arquitetura Akzonobel.

Texto_ Paula Queiroz | Fotos_ Rafaela Netto

 

Arquitetura Especial_,

As + Lidas