Arquitetura_

Projeto de Santiago Calatrava parece flutuar sobre o píer do Rio

11.01.2016_ Localizado no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã é o primeiro projeto no Brasil do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.
Museu-do-Amanha-calatrava-teto-3

O edifício de formas orgânicas ocupa 15 mil metros quadrados do Píer Mauá e está cercado por espelhos d’água, jardim, ciclovia e áreas de lazer.

Uma das inspirações para o desenho do edifício foram as bromélias do Jardim Botânico. “A ideia é que o edifício fosse o mais etéreo possível, quase flutuando sobre o mar, como um barco, um pássaro ou uma planta”, explica o arquiteto Santiago Calatrava, que passou temporadas na cidade e registrou seu processo criativo em mais de 600 aquarelas ao longo do projeto.

Museu-do-Amanha-calatrava-teto-1Museu-do-Amanha-calatrava-teto-2

A cobertura metálica, com mais de 3.800 toneladas, precisou de mais de 30 mil metros de pilares submersos para suportar o peso do edifício.

O museu é um dos ícones da revitalização da região portuária do Rio de janeiro. Um símbolo da reapropriação da região do porto como espaço de convivência, que aconteceu graças a demolição do Elevado Perimetral.

Sobre a estrutura metálica da cobertura há um conjunto de 48 asas metálicas onde estão instaladas placas fotovoltaicas. Ao longo do dia essas asas se movimentam para otimizar o aproveitamento da energia solar. A arquitetura sustentável segue as especificações da certificação LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental), concedida pelo Green Building Council.

Museu-do-Amanha-calatrava-teto-5Museu-do-Amanha-calatrava-teto-4

O Museu do Amanhã se propõe a examinar o passado, apresentar tendências do presente e explorar futuros possíveis a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.

Calatrava também foi um dos responsáveis pela revitalização do porto de Buenos Aires – é de sua autoria a Puente de la Mujer – e da cidade de Valência, com a Cidade das Artes e das Ciências, –, entre outros projetos de importância internacional.

 

Fotos_ Divulgação

Museu-do-Amanha-calatrava-teto-9Museu-do-Amanha-calatrava-teto-11

Arquitetura_, , , , .

teto_354x354

assine a newsletter
da teto >

As + Lidas