Arquitetura Especial_

No meio da mata

Os arquitetos Brunno Meireles e Andre Pavan priorizam a integração total com a natureza em casa de praia na Bahia

A bela praia de Itacaré, na Bahia, foi o local escolhido por um sueco para construir essa aconchegante casa de férias para ele e sua família. A morada está incrustada na mata e tem vista panorâmica do encontro do Rio de Contas com o Oceano Atlântico.

Uma das particularidades dessa praia é a faixa costeira dotada de solo fértil e de falésias rochosas, o que faz com que a Mata Atlântica avance até o mar. O resultado é um cenário exuberante que foi explorado pelos arquitetos do escritório Meireles + Pavan Arquitetura.

O desejo principal do morador era criar uma residência sem paredes, o mais aberta possível, com uma grande interação com a natureza. E que trouxesse aquela sensação de casa na selva e aproveitasse os 180 graus da vista onde ela está situada.

“A área social é praticamente inteira aberta para a vista da Mata Atlântica, que é de tirar o fôlego. A não utilização de paredes em uma casa convencional na praia traz uma sensação incrível de integração”, resume o arquiteto Brunno Meireles, um dos responsáveis pelo projeto.

Brunno conta que para trazer essa sensação buscada pelo cliente, eles utilizaram painéis de madeira no fechamento da residência e de algumas áreas sociais e ainda optaram por algumas janelas de vidro no dormitório máster, para proteger do vento e da chuva.

Madeira e cimento queimado foram os materiais escolhidos para dar a cara do projeto. Painéis, forros e a estrutura foram feitos com madeira. O primeiro pavimento tem piso de madeira e a área térrea da casa tem piso de cimento queimado. Todas as bancadas, dos banheiros e da ilha da cozinha, foram feitas de concreto.

“Esse projeto foi uma reforma de quase 90% da casa. Mas o maior desafio com certeza foi o telhado da residência, que teve que ser redesenhado, mas sem perder as estruturas principais”, conta Brunno.

O design de interiores leva assinatura de Daniela Karagi, que executou a maioria dos móveis da casa na Bahia, especialmente para esse projeto, com marceneiros locais.

Texto: Paula Queiroz | Fotografia: Divulgação

Arquitetura Especial_,

As + Lidas