Interiores_

Nova linha de ladrilhos hidráulicos tem design assinado por dupla de arquitetos

23.03.2016_ A nova coleção de revestimentos com cores suaves e desenho discreto é fruto da parceria da marca Brasil Imperial com os arquitetos do escritório Metro.

Martin Corullon e Gustavo Cedroni desenharam alguns modelos de ladrilhos para aplicação em três residências projetadas pelo escritório. Daí surgiu a ideia de produzir sua primeira linha de ladrilhos em parceria com a Brasil Imperial, que será comercializada no país todo.

metro-teto-1

metro-teto-3

metro-teto-8

A coleção é composta de quatro desenhos com linhas retas e cores suaves e três possibilidades de composições. “A intenção da geometria descontínua gerada pelos padrões é criar uma composição aleatória, mas ao mesmo tempo estruturada pela repetição dos discretos riscos de cor. O efeito é como o de um chão coberto de pequenas folhas ou gravetos – uma superfície homogênea, feita de pequenos fragmentos”, resume o escritório.

O desenho discreto e as cores suaves também evitam qualquer tipo de conflito com a decoração e com outras tonalidades e texturas que serão adicionadas posteriormente ao espaço.

metro-teto-7 metro-teto-6 metro-teto-5 metro-teto-4

Os arquitetos Martin e Gustavo têm alguns projetos feitos em conjunto com Paulo Mendes da Rocha. E foi graças a essa parceria que eles passaram a se interessar mais pelo ladrilho hidráulico, revestimento muito utilizado pelo arquiteto modernista. Recentemente eles assinaram juntos a nova loja da marca australiana Aesop, em São Paulo.

Produzido de forma artesanal com cimentos e pigmentos, que são despejados um a um em formas metálicas, cada ladrilho hidráulico adquiri um caráter único, com irregularidades e texturas diferentes.

O revestimento foi muito utilizado em construções do século 19 e 20, principalmente nas regiões do mediterrâneo por conta dos movimentos modernistas na Espanha e na França. O ladrilho hidráulico chegou ao Brasil no início do século 20, durante uma época de expansão imobiliária e foi amplamente utilizado em projetos residenciais. Recentemente ele voltou a ser tendência com desenhos e cores de estilo mais contemporâneo.

metro-teto-11 metro-teto-10 metro-teto-9

Fotos_ Ilana Bessler

Interiores_, , , , , , .

teto_354x354

assine a newsletter
da teto >

As + Lidas