O restaurante que ocupa a cobertura do Edifício Esther

01.11.2016_ O prédio projetado em 1938 por Vital Brazil e Adhemar Marinho ganha um restaurante em sua cobertura com vista panorâmica para o centro de São Paulo. O novo Esther Rooftop é um projeto de um grupo de franceses, os irmãos Anquier, Olivier e Pierre, em parceria com o Chef Benoit Mathurin, e os fundadores da marca de decoração Cremme, Pierre Colnet e Hadrien Lelong.

O projeto é assinado pelo arquiteto Herbert Holdefer que procurou criar um ambiente aconchegante, com decoração inspirada na estética dos bistrôs franceses com um toque modernista. “Quando conheci os clientes, eu sabia que teria que pensar em algo que pudesse remeter o lugar de onde eles vieram, porém tinha um grande desafio, que era o de manter a arquitetura moderna do espaço respeitando ao máximo o conceito original, de desenho limpo e espaços amplos”, conta o arquiteto.

TETO_esther_rooftop_01

TETO_esther_rooftop_02

TETO_esther_rooftop_03

Anteriormente, a cobertura do Edifício Esther era a residência do chef, apresentador e empresário Olivier Anquier. E para transformar esse espaço em um restaurante foi preciso fazer algumas mudanças estruturais. “Eliminei ao máximo as paredes que separavam os ambientes, para resgatar a ideia conceitual dos vãos livres. Com a retirada dos dois banheiros na entrada, deixamos visíveis as esquadrias originais com desenhos no vidro feitos com jato de areia”, resume Herbert.

“Nos preocupamos em valorizar o espaço e não descaracterizar interior e exterior desse ícone que é o Esther”, conta Pierre Colnet, dono da Cremme. A marca, que é uma editora de móveis franco-brasiliera, focada no mercado residencial e corporativo, é a responsável por todo mobiliário do restaurante. Para esse projeto eles apostaram no uso de materiais como aço, couro e pedra e em tons leves com formas orgânicas.

TETO_esther_rooftop_04

TETO_esther_rooftop_05

TETO_esther_rooftop_06

O cardápio do Chef francês Benoit Mathurin é sucinto e descomplicado com menu executivo com cinco opções de entrada, cinco opções de prato principal e três opções de sobremesa. “O cardápio e os pratos são uma síntese da cozinha que gosto de comer e praticar. Por isso, selecionamos produtos de qualidade e adicionei o meu toque neles. Desenvolvi alguns pratos clássicos, mas também apresentarei criações autorais e, contei com a parceria do Olivier na elaboração das receitas dos pães e brioches”, explica Benoit.

TETO_esther_rooftop_07

Fotos_ Divulgação

, , , , , , .

teto_354x354

assine a newsletter
da teto >

As + Lidas