Design_

Os jovens talentos escandinavos escolhidos pela Maison&Objet

22.01.2016_ A cada edição da feira Maison & Objet, jovens designers em ascensão ganham um espaço expositivo chamado Rising Talents para apresentar suas criações.

Na edição Paris, da Maison & Objet, que acontece de 22 a 26 de janeiro, foram escolhidos seis estúdios de design escandinavo. São eles: Jonas Edvard e Troels Flenstend, da Dinamarca, Katriina Nuutinen, da Finlândia, Kjartan Oskarsson, da Islândia, Kneip, da Noruega, e a dupla Färg & Blanche, da Suécia.

maison-objet-FARG-BLANCHE-1maison-objet-FARG-BLANCHE-2

FÄRG  & BLANCHE_  Fredik Färg e Emma Marga Blanche abriram o estúdio de design em 2010 e são conhecidos por sua postura experimental, utilizando materiais diversos e novos métodos de produção.

A poltrona Layer, assinada pela dupla, recebeu uma costura feita diretamente na madeira. A peça foi produzida em camadas sobrepostas com um desenho orgânico.

maison-objet-JONAS-EDVARD-1maison-objet-JONAS-EDVARD-2

JONAS EDVARD_   O dinamarquês tem um trabalho independente, onde cria experimentações com materiais naturais, criando móveis sustentáveis com uma estética simples e funcional.

Todo o material utilizado em sua coleção Terroir, que tem luminárias e cadeira, foi desenvolvido a partir de algas marinhas e resíduos de papel reciclado. O resultado é um material duradouro com a textura da cortiça.

maison-objet-KATRIINA-NUUTINEN-1maison-objet-KATRIINA-NUUTINEN-2

KATRIINA NUUTINEN_  Katriina trabalha com couro, metal, madeira e têxteis, mas se tornou uma referência ao utilizar o vidro em sua produção. Ela tem um trabalho moderno e se inspira no jogo de luz que essa matéria-prima possibilita.

Os potes Tatti tem dois tipos de tamanho e eles são produzidos com a base de vidro soprado e a tampa de madeira.

maison-objet-KJARTAN-OSKARSSON-STUDIO-1maison-objet-KJARTAN-OSKARSSON-STUDIO-2

KJARTAN OSKARSSON_  No trabalho mais recente do designer islandês, ele concentrou-se na concepção de luminárias usando técnicas interativas para fazer com que o usuário criasse novas maneiras de usar o produto.

A luminária Forester foi inspirada em um grupo de árvores. Os tubos de cobre foram presos a uma base de madeira e mudam de posição conforme a necessidade.

maison-objet-KNEIP-1maison-objet-KNEIP-2

KNEIP_  O estúdio de design foi fundado por Jørgen Platou Willumsen e Stian Korntved Ruud. Eles se inspiram na natureza e no artesanato para criar suas produções de pequena escala e toda feita à mão.

A série de esculturas intitulada Weathered explora a força da natureza. São cinco elementos que passam a ideia de umidade, vento e movimento.

maison-objet-TROELS-FLENSTED-1maison-objet-TROELS-FLENSTED-2

TROELS FLENSTEND_  Seu estúdio tem um caráter experimental, onde ele explora materiais, cores e processos alternativos de fabricação e encontra inspiração nas possibilidades decorrentes da combinação desses três itens.

Os bowls da linha Poured, produzidos com pó mineral e polímero acrílico, recebem a pigmentação antes do material ser moldado, o que cria padrões únicos.

 

Fotos_ Divulgação

Design_, , , , , , .

teto_354x354

assine a newsletter
da teto >

As + Lidas