Design_

Shopping Guide_ Luminárias

Escolha a luminária certa para cada ambiente da casa, que combine com o estilo de decoração e, o mais importante, que transmita o clima certo para cada espaço

Um bom projeto de iluminação, na hora de construir ou reformar, é fundamental para valorizar a arquitetura, a decoração e ainda transmitir as sensações corretas em cada ambiente da casa, como conforto e clareza.

SALA DE ESTAR_ Esse ambiente pede uma iluminação mais suave, pontuando mesas de centro e laterais, mas sem deixar a circulação muito escura. Pode-se usar uma automação ou um dimmer para controlar a intensidade da luz e apostar na iluminação indireta com o uso de abajures e luminárias de piso. Uma dica é nunca colocar pontos de iluminação em cima do sofá ou das poltronas, pois pode incomodar as pessoas que sentarem em baixo daquele ponto de luz.

SALA DE JANTAR_ Uma boa iluminação em cima da mesa de jantar é fundamental nesse ambiente, por isso é importante o uso de um lustre central. Em mesas retangulares muito compridas pode ser necessário o uso de pontos de luz auxiliares nas laterais, pois o lustre normalmente tem uma iluminação mais direta na região central da mesa.

COZINHA_ Nesse local, a iluminação tem que ser geral, eficiente e bem clara. É comum optar por uma iluminação intensa com luz branca. Uma dica importante é iluminar muito bem as bancadas de trabalho, para isso, pode-se acrescentar pontos de luz com foco nesse espaço. Outra dica é utilizar fitas de LED embaixo dos armários.

QUARTO_ Esse ambiente pede um clima mais aconchegante, por isso a iluminação do quarto deve ser suave, assim como a da sala de estar. Se possível usar o dimmer para controlar a intensidade. Se houver automação, tomar cuidado para não projetar luz na cabeceira da cama, esse ambiente pede uma iluminação mais indireta e agradável, que pode ser feita com o uso de um abajur
na mesa de cabeceira.

BANHEIRO_ O banheiro pede uma iluminação geral clara e uma luz no local onde fica o espelho. A dica para esse ambiente é utilizar uma luz difusa ou indireta próxima ao espelho para que o rosto fique iluminado de forma uniforme e sem sombras. Pode-se usar duas arandelas na lateral, por exemplo.

 

 

Fas Iluminação

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 413, São Paulo, SP • 11 3086 1661

fasiluminacao.com.br

 .

A Fas tem uma expertise de 16 anos no mercado de iluminação. Com showroom em São Paulo, é a representante do designer alemão Ingo Maurer, um dos mais importantes lighting designers da atualidade. Entre as peças expostas no espaço, destaque para a luminária Flatterby, uma lâmpada em grande dimensão com anel de teflon branco e com dez borboletas feitas artesanalmente que voam em torno dela.

Reka Iluminação

Rua Fidalga, 565, São Paulo, SP • 11 3093 8177

reka.com.br

A Reka fica na Vila Madalena e conta com opções de luminárias para todos os cômodos da casa. Sua linha de produtos une forma e função, como nesse modelo que tem sistema de deslocadores pendentes, uma cúpula de tecido e é ligado na tomada. Uma luminária com estilo contemporâneo que cria uma decoração cênica.

Lumini

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1441, São Paulo, SP • 11 3898 0222

lumini.com.br

A Lumini tem fábrica em São Paulo, a cerca de 35 anos, e conta com showrooms em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília. A marca tem criações próprias, assinadas por designers brasileiros e também tem peças importadas de designers internacionais. A linha de luminárias Piccolo é feita com cúpula de vidro opalino e conta com opções de arandela, mesa, piso e pendente, como o da foto. A série Piccolo surgiu com a intenção de trazer mais opções de cor ao produto que é assinadas pelo designer Fernando Prado. A paleta de tons vai dos pasteis aos mais vibrantes.

Itens Collections

São Paulo, SP

itenscollections.com

A Itens é uma nova marca de design autoral brasileiro, voltada para a criação e produção de peças assinadas por profissionais como Ronald Sasson, Marcelo Caruso, Ana Neute e Rodrigo Almeida. A luminária de teto da jovem designer Ana Neute é feita de cobre e conta com uma haste central que liga vários elementos. O desenho foi inspirado em uma jabuticabeira, onde a haste tem um encontro sutil com as esfera, assim como as jabuticabas no tronco de uma árvore. A luz é filtrada pelos globos de vidro e cria uma iluminação direta difusa.

Bertolucci

Rua Espártaco, 367, São Paulo, SP • 11 3873 2879

bertolucci.com.br

A fábrica e o showroom da Bertolucci estão localizados no bairro da Lapa, em São Paulo. A empresa, que investe no design brasileiro e autoral, foi fundada em 1956 e hoje está na mãos da segunda geração com Eneida Bertolucci. Destacamos a arandela da linha Ju, desenhada pelo carioca Zanini de Zanine. “Quis fugir do tradicional, por isso, as cúpulas não são redondas nem quadradas. Elas são elegantes e funcionais, com o emprego de um ótimo material e acabamento”, explica o designer.

Decameron

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2136, São Paulo, SP • 11 3097 9344

decamerondesign.com

A Decameron, fundada em 1995 pelo designer Marcus Ferreira, conta com um portfólio de móveis, objetos e luminárias para a casa com estilo contemporâneo. O pendente Corda, feito com vidro, alumínio e luz de LED, leva assinatura do jovem designer Guilherme Wentz. A estrutura de alumínio que lembra uma corda apoia delicadamente uma esfera iluminada. Ele também tem uma marca autoral, que leva seu sobrenome, as peças podem ser encontradas na loja Decameron, em São Paulo.

La Lampe

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1258, São Paulo, SP • 11 3069 3949

lalampe.com

Com 30 anos de marca, a La Lampe surgiu com a intenção de integrar iluminação à arquitetura. A marca tem em seu portfolio peças importantes do cenário internacional, mas também apoia o design brasileiro, com criações autorais. Um dos destaques da loja é a luminária de mesa Will. Completamente articulada, é possível colocar a haste central para cima e para baixo, assim como a haste secundária, além de contar com uma cúpula direcionável que gira 360º. Feita de aço e alumínio com pintura eletrostática em preto fosco, a Will pode ser usada na mesa de trabalho ou na mesa de cabeceira.

Cristiana Bertolucci

Rua Girassol, 125, São Paulo, SP • 11 3097 8566

cristianabertolucci.com

Cristiana Bertlucci é formada em design com especialização na Itália e trabalha há 30 anos com criação na área de iluminação decorativa. Em seu showroom na Vila Madalena é possível conferir suas criações que levam materiais nobres como latão, bronze, cobre e madeiras. O pendente Araucária tem três hastes horizontais de latão polido, escovado ou envelhecido, vidro cristal ou leitoso e lâmpadas redondas.

 

Texto: Paula Queiroz | Fotografia: Divulgação

Design_, , , , , , , , , , , .

As + Lidas